quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Nos Bastidores da Política

Por Jodil Duarte

Carnaval no centro
Está mais do que confirmado. O carnaval será no centro da cidade. Alexandre Paiva Frade, ao ser confirmado o novo secretário de Esporte, Cultura e Turismo, promoveu a reunião para comunicar a decisão que não se teria Ilha Antônio Dutra como local do evento carnaval. Lá se gasta mais para a estrutura ser montada. O carnaval volta ao centrão e muita gente gostou. Vamos esperar para ver agora... Que dê tudo certo!


O nome Célia
Célia: Significa “cega”, “dos céus” ou “setembro”.
Célia é um nome com três possibilidades de origem, a partir do inglês Celia, uma abreviação de Cecília, que tem origem no nome de família romano Caecilius, derivado da palavra em latim caecus, que quer dizer "cega".
Era um nome muito relacionado com a sabedoria e inteligência, pois com a falta do sentido da visão, os indivíduos acabavam desenvolvendo um conhecimento filosófico muito mais profundo e imparcial sobre o mundo e os homens.
Outra hipótese sugere que possa ter vindo também do latim coeli, caelum, que significa “dos céus”.
Existem ainda alguns etimologistas que acreditam ter se originado como uma variante feminina de Célio, derivado do etrusco celi, que significa “setembro”.
Como curiosidade, Célia é também um anagrama do nome Alice.
No Brasil, Célia é um nome feminino e muito popular. A sua simplicidade e beleza são os principais fatores que fazem deste um nome tão usável.

O nome Célia II
Célia é o nome da prefeita de São Lourenço, a primeira mulher a assumir o cargo na cidade. Por ser comum, ela encontrou um nome igual no Banco do Brasil. Apesar dos mesmos nomes a batida foi de frente. Se não fosse o empenho da prefeita e da equipe de contabilidade, quase que o pagamento de dezembro não sai no dia anunciado. E sobre o nome Célia mais uma curiosidade. O vereador Nei da Saúde ligou para a Célia e começou falando de assuntos administrativos com a mesma. Mas não era a Célia prefeita, Era uma outra Célia. O riso foi geral com o lapso sobre o nome.

A eleição na Câmara Municipal
Os dias que antecederam a eleição na Câmara Municipal, logo em sua primeira reunião, teve lances cinematográficos. Havia dois candidatos para presidente da Casa: Gil e Nei sendo que os dois eram de lados opostos. Gil pelo lado da Célia e Nei pelo lado do Zé Neto. Uma mudança de última hora sobre em quem votar mexeu em tudo. Conseguiram cortar a linha de suprimentos do general e a o governo que estava para ser empossado trouxe mais um vereador para o lado, mudando assim a configuração da Câmara onde passaram a ter maioria. O governo Célia agora tem sete vereadores a favor e seis, contra. Mas já se comenta que Célia quer mais um vereador para ter os 2/3 da Câmara e assim mudar as leis que amarram a estrutura municipal em vigor. Parece que já conseguiu. O placar agora está oito a cinco. O que lhe dá os dois terços. Algo a se conferir na primeira reunião.

Um sonho
Este já velho operário da imprensa sempre teve sonhos como realizar entrevistas com Pelé e Roberto Carlos. Ainda não os realizou. E também possui o devaneio de conhecer a sala onde deus reinou por oito anos na Advocacia Geral do Município. Por ser um território onde deus ficou, acreditamos nesses oito anos que poucos mortais tiveram acesso. Dizem que a sala passou por reforma e que ali foi construída uma réplica da capela sistina e no teto uma abóbada que seria uma reprodução da que foi feito na Catedral de Parma, na Itália. Foram toques de deus em seu refúgio espiritual que o inspiraram a emendar os 10 mandamentos transformando-os em 15. Mas para realizar tão árdua tarefa, deus fez um balão de ensaio e desafiou todas as leis da física política: Com um decreto, o todo-poderoso revogou uma lei municipal que concedia o 14º salário aos professores. E até agora essa aberração não foi retirada da história recente da cidade. Ele (deus) é forte mesmo.

A arte da guerra
O prefeito Zé Neto é um estrategista, não tenham dúvidas. Uma raposa em terrenos inclinados pelo qual caminhava muito bem. A prefeita Célia pisa em campo minado na prefeitura onde diversas armadilhas administrativas estão montadas e são difíceis de superar. Ela não conta com uma tropa de paraquedistas para desembarcar atrás das linhas inimigas. Por isso está lendo o livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu, mas o livro é chinês e ela é descendente de japonês, o que complica um pouco a compreensão dos enunciados que é o livro de cabeceira dos grandes estrategistas. Ela até já abandonou a leitura do livro. Deixou a guerra para a livre concorrência. Na batalha das marcas patenteadas, Célia apostou nas ações da Pepsico, enquanto Zé Neto era firme nos investimentos das ações do grupo Nestlé. E japonês tem visão. Nescau é do grupo Nestlé e Toddynho da Pepsico. Na Wall Street de São Lourenço, a Pepsico está em alta. E Toddynho também. E assim se resolveu o problema da Câmara Municipal. Agora vem a batalha das marcas de remédio. Célia está apostando na empresa NE Instaladores. E parece que vai acertar...

Será?
É impressão minha ou parece que tem mais mulher que homem nessa administração?

Para tirar dúvidas
Pelas leis de hoje, secretário, diretor ou gerente que tenha negócios com a prefeitura não pode ser chamado para o cargo. Da mesma forma que parentes até 3º grau não podem ocupar cargos na prefeitura. Efeitos da lei Picolé.   






0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial