sábado, 1 de outubro de 2016

Eleições 2016 em São Lourenço

Cartório Eleitoral da 259ª ZE se prepara para as eleições


É uma operação de guerra, não tenham dúvidas. Na parte central desta cadeia de comando está a Juíza Eleitoral, Dra. Cecília Natsuko e o representante do Ministério Público Eleitoral, Dr. Leandro Pannaim. Neste modelo, na parte executiva está o Chefe do Cartório Eleitoral Adriano Silveira de Gouveia, três pessoas na parte administrativa e cinco técnicos de urna, sendo os últimos os responsáveis pelo funcionamento das 131 urnas eleitorais distribuídas em São Lourenço, Soledade de Minas, Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde.
Os trabalhos destas pessoas vão começar às 5:30 horas deste domingo, dia 02/10. As empresas de energia CEMIG e a operadora de telefonia OI estarão de sobreaviso durante todo o dia. 530 pessoas estarão envolvidas no processo eleitoral para os trabalhos de identificação e habilitação do eleitor para votação, sendo a seção formada por quatro membros. Seis pessoas estarão nas duas mesas de justificativa que estarão montadas na entrada principal ao Parque das Águas, principal cartão postal da cidade.
Se uma urna eletrônica apresentar defeito existem, o que a Justiça Eleitoral chama de urnas de contingência, para pronta substituição. Há um protocolo para que todas as tentativas sejam feitas a fim de que o processo eletrônico seja assegurado. Somente em última hipótese, após esgotadas todas as manobras é que a seção onde a urna eletrônica apresentou problema é substituída pelo sistema manual, fato nunca registrado desde que as eleições passaram a ser informatizadas na 259ª ZE.
Em São Lourenço, os números impressionam dada a complexidade do funcionamento. Os presidentes de seções vão pegar as urnas amanhã (02/10) dia das eleições. Junto com a urna eletrônica eles recebem um manual do mesário e quatro vales-alimentação em espécie, no valor de 25 reais cada. Em cidades acima de 100 mil eleitores, o pagamento é feito via vale postal. Informações extraoficiais dão conta que o gasto envolve a quantia de 13.500 reais. Os mesários, todos voluntários, ainda ganham o direito a dois dias de folga no estabelecimento em que trabalha. 
Todo o efetivo da Polícia Militar estará nas ruas neste dia dois de outubro. Boca de urna será combatida com veemência e seus autores levados para a delegacia que está em plantão para ratificar prisões em flagrante. Por questões de segurança a PMMG não informa o efetivo.
A partir das 17 horas outra operação. Neste momento a Justiça Eleitoral com o apoio da Polícia Militar começa a recolher as urnas eletrônicas que serão encaminhadas ao Cartório Eleitoral da 259ª ZE, na rua Dr. Ribeiro da Luz. Haverá interdição do local, podendo transitar somente carros autorizados. O acesso de pessoas será restrito.
Cada juiz eleitoral conduz a contagem de votos de uma maneira. O sistema será alimentado assim que todas as urnas eletrônicas estiverem na sede da Justiça Eleitoral. A expectativa é de que até as 19 horas seja divulgado totalmente o resultado das eleições para prefeito e vereadores em São Lourenço, Soledade de Minas, Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde.

   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial