segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

São Lourenço registra chuva de granizo

Sistema de captação de águas pluviais  responde bem ao temporal

Moça se protege da chuva ao mesmo tempo em que se vê o gelo na calçada

São Lourenço registra desde às 17 horas de hoje (02/02) fortes chuvas incluindo granizo. Apesar do temporal que ainda persiste até o momento (20 horas)  em São Lourenço a a situação é de extrema tranquilidade.
Tal tranquilidade é confirmada pela Sala de Operações dos Bombeiros do 3º Pelotão com sede em São Lourenço. A única ocorrência registrada foi na BR-354 próximo a Itamonte onde uma árvore caiu e o trânsito ficou interrompido por uma hora, mas já está liberado. 
Porque chove gelo - As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulus nimbus mais conhecidas por CBs (a nuvem responsável pela queda do jato da Air France), também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. "E ela só aparece nas regiões mais quentes", explica Mario Festa, professor de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Isso acontece porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar, mais raro nos países frios.
A ocorrência do granizo, portanto, é mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo
gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas. "Por isso, em algumas épocas do ano é até possível ter chuva de granizo na Escandinávia, mas é raro. Já nos polos, realmente, nunca foi registrada", diz o professor.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial