sábado, 31 de janeiro de 2015

SAMU em São Lourenço já é uma realidade

O prefeito Zé Neto e seu Secretário de Saúde Mauro Guimarães com a primeira equipe do SAMU a trabalhar em São Lourenço

Começou a operar hoje em São Lourenço o novo sistema de saúde denominado Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Desde as sete horas da manhã de hoje (31/01) o serviço está disponível para São Lourenço e todas as cidades que atendidas pela base aqui instalada.
As duas ambulâncias sendo uma normal e outra com recursos avançados chegaram, ontem na cidade. Elas desfilaram pelas ruas de São Lourenço, afinal marca um novo tempo na saúde dos cidadãos de toda a região, incluindo aí zona rural.
O SAMU instalado no sul de Minas é o maior do Brasil. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa tripartite (Federal/Estadual/Municipal) que tem por finalidade oferecer o socorro à população nos casos de urgência e emergência. Com estrutura equipada e profissionais qualificados, o serviço SAMU 192 reduz consideravelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e consequências decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil. Ao chamar o SAMU pelo telefone 192, o cidadão será atendido por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos reguladores que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou encaminham uma unidade móvel para o local de atendimento. A equipe SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Farão parte da rede, 34 Unidades de Suporte Básico e 09 Unidades de Suporte Avançado, distribuídas por 33 bases descentralizadas e a Central de Regulação nos municípios do Sul de Minas.
O SAMU 192 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, em benefício da população de cerca de 4 milhões de pessoas dos 153 municípios que compõem a Rede da Macrorregião Sul. 192 é o telefone para acionar o serviço. Ao chamar o SAMU pelo 192, o cidadão é atendido por técnicos de enfermagem treinados e por médicos reguladores que orientam de acordo com a situação relatada pelo solicitante ou enviam uma unidade para o atendimento. A equipe do SAMU 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas. 
Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado - USA (UTI Móvel).
A USB é utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem.
Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.
O SAMU 192 realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após a chamada gratuita para o 192.
 Veja as situações em que o SAMU 192 deve ser chamado:
    - Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios
    - Em caso de intoxicação
    - Em caso de queimaduras graves
    - Na ocorrência de maus tratos
    - Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
    - Em caso de tentativas de suicídio
    - Em crises hipertensivas
    - Quando houver acidentes/traumas com vítimas
    - Em casos de afogamentos
    - Em caso de choque elétrico
    - Em acidentes com produtos perigosos
    - Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte  
Após a ligação pelo número 192 você falará com um técnico de enfermagem treinado que lhe pedirá algumas informações, tais como: motivo da ligação, se você está perto do paciente e dados como sexo, idade aproximada, endereço e ponto de referência para facilitar a chegada da unidade ao local. Em seguida, caso seja necessário, você conversará com o médico regulador que lhe pedirá informações, como: se o paciente está consciente, se respira, se consegue falar, entre outras. Se for caracterizado que uma unidade deverá se deslocar até o local, o médico regulador orientará e acompanhará todo atendimento até a chegada do paciente ao hospital. Caso não seja necessário o deslocamento da unidade, o médico regulador dará todas as orientações necessárias, garantindo a assistência do paciente.
Até às 8 horas da manhã de hoje o serviço em São Lourenço ainda não havia sido acionado. Nós ligamos agora mesmo para o telefone 192 cuja base fica em Varginha mas o serviço pelo número disponibilizado não está em funcionamento. Segundo informações o 192 começará a funcionar às nove horas de hoje (31/01).
Às sete horas da manhã de hoje o prefeito Zé Neto e o seu Secretário de Saúde Mauro Guimarães estiveram pessoalmente na base do SAMU de São Lourenço localizado na rua Madame Schimidt para acompanhar o início das atividades e desejar boa sorte à primeira equipe do SAMU em São Lourenço.
Nota da Redação: O telefone 192 já está funcionando normalmente e diversas cidades já utilizaram o serviço. São Lourenço ainda não teve um atendimento realizado. 


  

1 Comentários:

Às 1 de fevereiro de 2015 às 04:09 , Blogger Unknown disse...

espero que elis respeitem os tragetos da gente la

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial