sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

São-lourenciano forma-se hoje piloto do Exército Brasileiro

Ainda aluno da AMAN, o hoje Tenente Matheus alcança seu sonho  e torna-se piloto de helicóptero do Exército Brasileiro

Com formatura prevista para hoje (05/12) no Centro de Intrução de Aviação do Exército localizado em Taubaté, o são-lourenciano e tenente do Exército Brasileiro Matheus M. Carneiro está entre os destaques do dia em nossas matérias.
Logo após se formar na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), o tenente EB Matheus foi para Curitiba, seu primeiro serviço já oficial do Exército Brasileiro. Mas o jovem tenente caregava o sonho de Ícaro e queria ser piloto da aviação do Exército.
Perseguindo insistentemente seu sonho conseguiu aprovação para O CIAvEX. Hoje ele está se formando piloto e junta-se a um seleto grupo de são-lourencianos aviadores militares, como o Coronel Av Luiz Carlos da Aeronáutica que tem dois filhos na FAB, um deles sendo integrante da esquadrilha da Fumaça e o seu homônimo, Capitão-de-Mar-e-Guerra Luiz Carlos (já falecido) que foi comandante da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia que pertence à Marinha do Brasil e piloto dos famosos e aposentados Sea King, o maior helicóptero em operação no Brasil.
O Tenente Matheus, agora piloto de Helicóptero do Exército Brasileiro é o primeiro piloto são-lourenciano a voar pela força terrestre. Ele serviu o TG 04-024, estudou em escolas públicas  e atinge o seu sonho de voar.
CIAvEX - Acompanhando a evolução da doutrina militar, em 1985, o Estado-Maior do Exército nomeou uma comissão de estudos para a implantação da Aviação do Exército e, em 03 de setembro de 1986, por meio do Decreto Presidencial n° 93.206, ela foi recriada.
O 1° Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx) foi organizado como unidade de emprego e a Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx) criada para proporcionar o gerenciamento logístico necessário à implantação.
Em 1989, o 1° BAvEx foi instalado na cidade de Taubaté/SP, escolhida pela sua proximidade do parque industrial aeronáutico de SãoJosé dos Campos e por estar entre o Rio de Janeiro e São Paulo, bem como nas proximidades da fábrica da Helibrás, em Itajubá/MG. A partir de então, foram concluídos os processos de aquisição das aeronaves Esquilo e Pantera.
21 de Abril de 1989 entra para a história, pois nesta data foi realizada a entrega da primeira aeronave da Aviação do Exército, o Helibrás Esquilo HB-350L1, designado HA-1 Esquilo que recebeu a matrícula EB-1001. E o dia 05/12/2014 também entra para a história, pois um são-lourenciano se torna o primeiro piloto de helicóptero do Exército Brasileiro.



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