quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Herói da 2ª Guerra Mundial e são-lourenciano de coração completa 100 anos

Tenente Coronel Leonel Junqueira com o Chefe de Intrução do TG 04-024, Tenente Ferreira

Hoje é um dia muito especial para a cidade de São Lourenço. Talvez o militar que participou da Força Expedicionária Brasileira com maior patente que esteja vivo. Completa neste dia 18 de dezembro 100 anos, o Tenente Coronel do Exército Brasileiro Leonel Junqueira que nasceu em São Paulo, mas escolheu São Lourenço para viver.
Não se trata apenas de um veterano de guerra que teve batismo de fogo.Trata-se da memória viva não de São Lourenço, mas de toda uma nação que é eternamente grata aquele que lutou em prol de nossas famílias em terras italianas, teatro de operações designado pelos americanos aos brasileiros na Segunda Guerra Mundial.
Foi uma guerra difícil. 465 brasileiros tombaram, em terras italianas cumprindo suas missões. Os que voltaram reverenciam aqueles que lá ficaram. E cabe aqueles que voltaram contar o heroísmo daqueles que morreram em combate. Até porque se voltaram alguém morreu para protegê-lo.
A guerra é difícil e o combate corpo a corpo como era a modalidade do confronto na época mais cruel ainda se fazia. Na Tomada de Monte Castelo quando os brasileiros demoraram três dias para tomar o ponto estratégico foi preciso muito heroísmo e muitas manobras para superar os alemães.
O Tenente Coronel Leonel é nossa lenda viva. Um ex-combatente que deixou amigos em Pistóia, o cemitério dos pracinhas brasileiros. Mas que no seio de sua família e com seus amigos aqui no Brasil consegue ainda sorrir e vencer o maior dos inimigos: A idade!
O Tenente Coronel Leonel Junqueira nasceu em São Paulo, Capital, no dia 18 de dezembro de 1914. É filho de Ignácio Eugenio Junqueira e Carolina Reale Forastiere. Seu curso primário foi realizado numa Escola Municipal e no Grupo Escolar Dr. Melo Viana, em São Lourenço, MG.
Estava cursando o Ginásio São Sebastião, em Cruzília, MG, quando foi convocado para a prestação do Serviço Militar. Preferiu servir numa das Unidades do Rio de Janeiro, para continuar seus estudos, à noite, no I.S.P. (Instituto Superior de Preparatórios).
Foi incorporado no 3º Regimento de Infantaria, em 1º de novembro de 1933. Tomando gosto pelas Armas, fez diversos cursos, que lhe deram acesso aos quadros de hierarquia militar, tendo atingido, ao longo de sua carreira o posto de Tenente-Coronel. É Veterano da 2ª Guerra Mundial, tendo embarcado no 2º Escalão da FEB, em 20 de Setembro de 1944. Encerrou a carreira Militar, a pedido, aos 30 anos de efetivo serviço, em 26 de abril de 1963. Tendo saído relativamente moço do serviço ativo do Exército, dedicou grande parte de sua vida, a São Lourenço, comunidade que o acolheu na infância. Aqui, exerceu várias atividades, de cunho estritamente social, entre as quais: Provedor do Hospital “Casa de Caridade São Lourenço”, Presidente do Conselho da “Sociedade São Vicente de Paulo”, fundador do serviço de Obras Sociais – SOS, do qual foi também Presidente. Foi um dos fundadores do 1º Grupo de “Alcoólicos Anônimos de São Lourenço”. Na década de 70, elegeu-se Vereador, tendo recebido uma expressiva votação, que o colocou em 2º lugar entre os eleitos. 
Fica aqui a nossa homenagem e a gratidão para aquele que lutou por um mundo melhor e livre. Que vive e se orgulha da terra onde mora: São Lourenço! A minha reverência e a minha continência de atirador para aquele que é o nosso maior exemplo e que tantos militares inspirou! 





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial