segunda-feira, 10 de março de 2014

Nos Bastidores da Política

Por Jodil Duarte

Os vereadores e o Governador
Os vereadores Luizinho da Oração e Fabrício Guedes estiveram com o governador Antônio Anastasia dias atrás em Três Corações. O governador Anastasia foi ao encontro dos vereadores de São Lourenço e fez questão de tirar uma foto. E levou para Belo Horizonte um pedido do vereador Luizinho da Oração onde o mesmo solicita a construção de um Posto de Saúde no bairro Ramon.

O presidente ditador
Sinceramente, a idéia de colocar a reunião da Câmara para as 15:30 horas é coisa absurda. Senão tinha gente de noite, imagina de dia, em pleno horário de trabalho dos eleitores. A coisa está solta e trata-se um dos absurdos mais terríveis da Câmara Municipal em toda a sua história.

O Presidente Ditador II
Tudo bem que o presidente Kall, que foi chamado de cimento pelo vereador Luizinho da Oração, queira fazer obras de melhoria na Câmara Municipal. Mas paciência tem limite. Quer fazer obra mas não há licitação, as salas dos funcionários foram esvaziadas e os mesmos "esvaziados" pelas salas dos vereadores. A secretaria da Câmara está um caos. Revoltante a situação na casa do povo.

O presidente Ditador III
Na próxima sexta-feira (14/03) haverá uma reunião entre a Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal de São Lourenço e as comissões das escolas municipais. A pauta será a discussão do anteprojeto do Plano do Magistério Público Municipal, incluindo aí o aumento dos professores do ensino fundamental, que vigora desde 2009 e não é pago pelo município de São Lourenço. Pediu-se que um requerimento pertinente ao assunto do vereador Fabrício Guedes que contou com o apoio do vereador Abel Goulart e outros fosse lido mesmo com o término do expediente. O presidente Kall disse não. O vereador Fabrício pergunta no requerimento qual a porcentagem do reajuste dos profissionais do magistério para o ano 2014. Não foi lido o requerimento.

Quer saber?
A situação é grave. Depois de Deus e do primeiro ministro na prefeitura institui-se na Câmara Municipal a figura do ditador. O executivo está fazendo escola.

Por falar em encontro do magistério
A apresentação do anteprojeto sobre o plano de cargos e salários do magistério da prefeitura será feito pelo professor e consultor Carlos Henrique Leal Porto. Difícil será ele explicar como o aumento para os professores P1 será de pouco mais de 150 reais e dos supervisores 700 reais. Só aqui em São Lourenço mesmo.

Português errado

A situação dos professores é de morrer mesmo. Veio escrito no convite para a reunião que o "anti projeto" será debatido na Câmara às 16:30 horas. Mas existe um grave erro de português no convite que está grifado em verde no documento que tivemos acesso: 
Ante - ideia de anterioridade, aquilo que vem antes.
Anti - ideia de contrariedade.
Assim, como nenhum arquiteto, engenheiro ou projetista fará algo "contra" o projeto, já podemos descartar o prefixo "anti". Ante - ideia de anterioridade, aquilo que vem antes.
E agora?? Com ou sem hífen?? Anteprojeto ou ante-projeto?? Com os prefixos ANTE, ANTI E ARQUI, só podemos usar hífen se a palavra seguinte começar com "h", "r" ou "s" como, por exemplo: anti-horário, arqui-rival e ante-sala.
Portanto, o correto é: ANTEPROJETO!! De leve, sorry!!! Mas pelo que rodou antes, a palavra correta é anti mesmo... Antiprofessores!

Câmara Municipal
Consta que andaram procurando imóvel para a Câmara Municipal alugar no período de obra da mesma. Um prédio foi encontrado na Praça da Federal. A Câmara levou um sonoro não... 
Um balaio de gato
Sinceramente tento entender a reação de cada vereador na Câmara municipal. Seus discursos (vereadores da base aliada) mostram que estão revoltados com o atual governo, soltam cobras e lagartos e parece que a coisa vai mudar. Aí vem a votação e todos votam com o governo. Nem Freud explica tal comportamento.

Mudanças no regimento interno da Câmara
Uma das inovações da Câmara Municipal é a inclusão do 2º Secretário na Mesa Diretora. A eleição foi na reunião de hoje (10/03) e o escolhido foi o vereador Nei da Saúde. Outra mudança foi do horário: As reuniões agora acontecem todas as segundas as 15:30 horas. A reunião de hoje por exemplo se estendeu depois das 19 horas. E a Rádio Estância que precisa entrar em rede por causa da Voz do Brasil não transmitiu o restante da reunião.

Base aliada
O prefeito Zé Neto reuniu-se dias atrás com os vereadores da base aliada. E por duas vezes quase levantou deixando-os sozinhos. Tinha pedido de todo o jeito e reclamações veladas sobre o seu secretariado. Ele (o prefeito) deixou a reunião preocupado com o que ouviu. Os vereadores estão mais soltinhos. O bicho pegou...




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial