sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Data histórica: Casa dos Meninos completa 30 anos

Casa dos Meninos: Uma instituição que completa 30 anos

Apesar de ter sido criada no 27 de janeiro de 1984, o dia de hoje (31/01) serviu para marcar a data tão significativa em São Lourenço. Criada pelo então prefeito José Celso Garcia e sua esposa Maria Lucia em 1984, o estabelecimento atravessou anos, manteve-se erguida e hoje ainda continua a ajudar os meninos de São Lourenço.
Para comemorar a data foi servido um saboroso almoço a todos os convidados. Infelizmente, por conta de compromissos assumidos anteriormente, o ex-prefeito José Celso Garcia e sua esposa não puderam comaprecer.
Breve histórico da Instituição: No ano de 1983, notava-se no município um aumento significativo de crianças e adolescentes do sexo masculino perambulando pelas ruas, ora mendigando, ora engraxando, ora lavando e vigiando carros, fato este agravado nas altas temporadas quando a cidade recebe um grande fluxo de turistas, onde ficou notário a necessidade da criação de um programa preventivo que viesse a atender meninos, pois até então só tínhamos creches para atendimento até a idade de 06 anos.
Foi fundada em 27 de janeiro de 1984, a Casa dos Meninos de São Lourenço, entidade não governamental, sem fins lucrativos, que com a conscientização da população, iniciou suas atividades em 01/05/84.
Finalidade: A Casa dos Meninos tem como finalidade ser uma instituição modelo adequada às leis e normas do município, referenciando toda região.
OBJETIVO GERAL: Atender com qualidade crianças e adolescentes em risco pessoal e social do município de São Lourenço e jovens iniciantes ao trabalho.

Pessoas como Dra. Suzana Steiner, vereador William Eventos, Verinha Vaz, Wal Tibúrcio e Emanoel Correa prestigiaram o amoço 

 Objetivo especifico:
* Fornecer atendimento de qualidade em um ambiente aconchegante e familiar
* Valorizar habilidades e qualidades dos atendidos
* Incluir no mercado de trabalho
* Prevenir violência 
PÚBLICO - Crianças e adolescentes do sexo masculino com idade a completar 7 anos  até 18 anos no ano corrente.
Jovens de ambos os sexos com idade entre 18 anos até 24 anos a iniciar no mercado de trabalho.
ATENDIMENTO - A casa oferece atendimento com o propósito de oferecer orientação, o apoio sócio-familiar e sócio educativo em meio aberto, desenvolvendo atividades complementares compatíveis ao horário do ensino regular, um período a criança e ou adolescente está na escola, outro na “CASA” tendo um atendimento integral como sugere a LDB. A matrícula na escola é pré-requisito para o ingresso na instituição (ECA, art.90, II). 
Reforço escolar, reforço alimentar, banho, informática, futebol, futsal, teatro, oficina de circo e jiu-jtsu.
Emprega jovens no programa primeiro emprego através do projeto Faixa Azul de estacionamento rotativo, pois a casa é a permissionária que faz cumprir a lei municipal 2.736 de 08/12/2005.
A receita do estacionamento rotativo é revertida na sua totalidade para a sustentabilidade do Programa.
Importância da sua existência - É a única instituição na região que oferece atendimento preventivo para crianças e adolescentes do sexo masculino.
Com o alto índice de crescimento do município e consequente aumento dos problemas sociais, principalmente o consumo excessivo de drogas por parte de crianças e adolescente, a entidade teve e ainda tem uma grande procura de vagas.
RECURSOS FINANCEIROS
* Subvenção Municipal 
* Doações 
* Projeto de Empresas de responsabilidade social
*As prestações de contas depois de analisadas pelo conselho fiscal são encaminhadas para a Prefeitura de São Lourenço e Câmara Municipal. 
*O valor patrimonial é publicado anualmente em jornal regional.
Algumas parcerias:
*HSBC Solidariedade através do Projeto Sonhos para Voar
*Policia Militar de Minas Gerais através de palestras e cursos oferecidos aos atendidos.
Para atender os meninos, que nos traz a diferentes relações interpessoais busca-se alternativas que viabilizem e possibilitem manter a qualidade do atendimento. Buscar parceiros e doadores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Tais como:
*alimentos 
*material de limpeza
*materiais de escritório e papelaria
*mobiliário
*material de construção 
AVALIAÇÃO - Os resultados são avaliados diariamente através de tabelas qualitativa individual e quantitativa mensal, relatórios e através de reuniões realizadas com os funcionários e pais. A diretoria reúne-se semanalmente para a organização de atividades e deliberações.

O Comandante do 1º Pel Esp PM, Capitão Andreílson, representou o comando do 57º BPM 



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial