sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Bombeiros qualificam para salvamentos em soterramentos, enchentes e inundações

Tenente Richelmy (dir), com a ala de serviço na tarde de ontem (08/11) recepcionando o soldado Daniel (capacete vermelho) em seu retorno ao Pelotão Bombeiros de São Lourenço

Belo Horizonte - A Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte, foi palco na última segunda-feira (4), da formatura de 30 alunos do Curso de Salvamento em Soterramento, Enchentes e Inundações (CSSEI). O curso qualificou 30 bombeiros para ocorrências do período chuvoso.
O CSSEI começou no dia 14 de outubro, em um total de 140h/a. Os militares treinados serão os primeiros interventores nas ocorrências de desastres em áreas atingidas por grandes chuvas.
Durante o treinamento, os alunos participaram de diversos simulados que reproduziram um ambiente encontrado em ocorrências reais. Solenidade contou com a presença do comandante-geral, Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, do chefe do Estado-Maior, Coronel Ivan Gamaliel, e do comandante da ABM, Tenente Coronel Ricardo Eugênio, além de outras autoridades e convidados.
Período Chuvoso - O treinamento dos bombeiros para atuação no período chuvoso foi dividido em duas etapas. Na primeira delas, realizada em Contagem (Campus 2 da ABM), o grupo treinou técnicas de resgate de vítimas soterradas.
A segunda parte foi realizada na cidade de Itutinga, a 250 quilômetros de Belo Horizonte. Lá, foram treinados treinados salvamentos em enchentes e inundações. Durante os simulado, os alunos foram submetidos a um extremo desgaste físico e psicológico com atividades de dia e à noite simulando um atendimento real.
Destaque - Por causa do trabalho desenvolvido no Estado, os dois grupos já treinaram bombeiros do Rio de Janeiro, Samu e Grupamento de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais. No ano passado, o grupo ganhou destaque pela atuação em um desabamento de dois prédios no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, no dia 2 de janeiro de 2012.
Um dos 30 bombeiros que participaram do curso pertence ao 3º Pelotão com sede em São Lourenço. Trata-se do Soldado Daniel que fez o curso com duração de três semanas. Ele agora é um agente multiplicador e começa agora a repassar os ensinamentos aos seus colegas militares de São Lourenço.
O comandante do 3º Pelotão Tenente Richelmy disse que não esperava outra resposta a não ser a a aprovação do soldado Daniel no curso, que podemos dizer, o mais completo envolvendo  ocorrências de inundação.

Durante o curso o simulado para salvar uma vítima nas águas do rio Grande com forte correnteza com o soldado Daniel mergulhando 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial