quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SAAE paralisa suas atividades por um dia

Na onda de greves que se arrasta pelo país, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) anunciou hoje que 60 funcionários concursados estão paralisados e que o movimento é somente no dia de hoje (03/10) para que se abra um início de negociação com a autarquia municipal.
Segundo um folheto distribuído pelos funcionários, as reivindicações são as seguintes:
- Reajustar o ticket refeição para 200 reais.
- Conceder a licença não remunerada, como na prefeitura
- Recuperar os salários dos servidores em relação ao salário mínimo
- Alterar a restrição da folha de pagamento que está em 40% da receita do SAAE para 51%
- Melhorar o Plano de Saúde
- Aplicar o reajuste dos biênios devidos nos salários de quem de direito logo após a aprovação do novo plano e efetuar o pagamento retroativo.
Os servidores do SAAE ainda fazem uma observação: Imediata aprovação do plano de cargos e salários que foi atualizado e com eles as demais reivindicações.
O movimento de paralisação do SAAE ganhou o apoio dos vereadores Chopinho e Evaldo Ambrósio que chegaram ao na sede da autarquia na Vila Nova no início da jornada de trabalho.
Para o vereador Chopinho a paralisação tem o apoio dele e do vereador Evaldo: "Estamos aqui mais uma vez questionando o porquê da não realização do concurso público tanto para a prefeitura quanto para o SAAE. Isso é um absurdo que se faz com a nossa comunidade para poder ter funcionários efetivados. Para que todos vejam o SAAE está com mais funcionários contratados do que concursados e a prefeitura na mesma situação. Nós não concordamos com isso e estamos apoiando as reivindicações justas dos funcionários", explicou Chopinho.
O vereador Evaldo Ambrósio também está solidários aos funcionários do SAAE: É uma reivindicação justa com uma manifestação ordeira. As reivindicações foram promessas da primeira campanha do prefeito Zé Neto. E agora no segundo mandato novamente as mesmas palavras, mas até a presente data não chegou nada na Câmara Municipal. Infelizmente foi surpresa minha que o biênio foi suspenso e que era pago em administrações anteriores. Se formos observar as reivindicações os funcionários do SAAE estão certos", afirmou o vereador Evaldo Ambrósio.
Um dos integrantes do comando de paralisação do SAAE, Antônio Carlos disse que tem que se reconhecer o tempo de esperar e o tempo de lutar: "Nós esperamos que o prefeito cumprisse a promessa política na campanha. Ele falou que iria devolver os direitos retirados pela sua própria administração. Até agora nada aconteceu. Ele marca data e depois remarca outra e outra data. Nós temos um limite de tempo e nossa paciência acabou. É um descaso que está acontecendo aqui", explicou.
Luiz Carlos Batista, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de São Lourenço e região afirmou que 30% dos funcionários estão trabalhando para garantir o fornecimento de água na cidade: "Nós estamos dando o apoio legal aos funcionários do SAAE. Toda a estrutura sindical dos servidores estão dando o apoio necessário. A paralisação é por um dia e talvez amanhã possa continuar. Vamos tentar abrir as negociações. O prefeito já havia conversado comigo e disse que mandaria um plano de cargos e salários para a Câmara Municipal que contempla as reivindicações dos servidores do SAAE. Isso não foi feito e está demorando demais. Por isso a paralisação", garantiu Luiz Carlos.
O presidente do SAAE foi procurado mas ele está viajando para Belo Horizonte. O prefeito Zé Neto falou sobre o assunto hoje de manhã: "A manifestação é legítima sempre. A reivindicação também. Eles tem uma comissão que trabalha ao longo do ano com a direção do SAAE e eles é que trazem para prefeitura tudo que conversaram. Nós estamos acompanhando este processo dentro da legalidade. Todos os órgão essenciais estão funcionando. Vamos nos posicionar através da Advocacia Geral do Município na ocasião oportuna. Todo o calendário está sendo cumprido. As reivindicações estão sendo apreciadas mas lembro sempre que tudo isso obedece os critérios de responsabilidade fiscal e respeitando as condições impacto financeiro nas contas públicas", finalizou o prefeito Zé Neto.
Veja as fotos:

 SAAE da Vila Nova amanhece com cartazes informando a paralisação

 Funcionários na entrada do SAAE

 No interior do SAAE da Vila Nova, diversos funcionários de braços cruzados

 Antônio Carlos, um dos integrantes do comando de paralisação e o presidente do Sindicatos dos Funcionários Públicos Municipais de São Lourenço e região Luiz Carlos Batista 

Os vereadores Evaldo Ambrósio e Chopinho solidários ao movimento dos funcionários do SAAE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial