terça-feira, 15 de outubro de 2013

Outubro Rosa chega na UBS Nossa Senhora de Lourdes

Equipe de saúde do bairro N. Sra de Lourdes: Motivada para o Outubro Rosa

A campanha "Outubro Rosa" chegou na Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora de Lourdes. E com um símbolo na luta contra o câncer de cólon de útero.
A Dra. Ana Tereza, médica da UBS Nossa Senhora de Lourdes mobilizou a equipe que a acompanha no dia a dia no bairro. E o "Outubro Rosa" ganhou um significado especial em virtude de uma paciente, identificada por Valéria, que aos 25 anos faleceu, vítima exatamente deste tipo de doença.
Dra. Ana conta que sua paciente descobriu a doença em abril deste ano e que no dia 31 de maio veio a falecer: "Ela buscou ajuda muito tarde, quando a doença estava em estágio avançado. Se ela nos procurasse bem antes e se fizesse os exames preventivos com certeza estaria ainda com a gente. Como médica do bairro  encaminhei aos melhores especialistas de São Lourenço e Varginha, mas era tarde. Como amiga da paciente fiz o que pude e tentei amenizar ao máximo sua dor e proporcionar-lhe alguns de seus desejos. confesso que isso marcou muito minha carreira médica. E essa é a maior prova de que a idade não importa para se fazer o preventivo. Todas as mulheres ativas sexualmente devem fazer o exame que é indolor e que pode evitar uma série de transtornos médicos", explicou a Dra Ana, visivelmente emocionada.
Essa história serviu de referência para que todo o posto de saúde do bairro se mobilizasse. A Dra. Ana adquiriu as camisas da campanha e distribuiu-as entre técnicos de enfermagem, recepcionistas e agentes de saúde, a verdadeira linha de frente no combate desta e de outras doenças.
A UBS do bairro Nossa Senhora de Lourdes é a que registra o maior número de exames entre todos os postos de São Lourenço. Mas isso acontece pelo elevado índice de pessoas que moram no bairro. A enfermeira chefe Lilian explica que casos graves de câncer de cólon de útero mesmo foram só três, mas somente a paciente Valéria veio a falecer: "Quando se procura ajuda e as mulheres fazem o preventivo uma vez por ano a tendência é diminuir significativamente os casos graves", disse Lilian, que complementou a informação junto com a Dra. Ana afirmando que os números caem graças a atuação dos agentes de saúde na campanha "Outubro Rosa".
O presidente da Câmara Municipal, vereador Nei da Saúde esteve hoje de manhã na UBS do bairro Nossa Senhora de Lourdes e ficou satisfeito com o que viu: "Estou impressionado com a adesão dos funcionários da saúde na campanha. Por essas e outras é que temos que valorizar os funcionários da saúde municipal, pois motivados, proporcionam uma melhor qualidade de vida ao nosso povo", disse Nei da Saúde.
A família de Valéria autorizou a divulgação de seu nome e faz questão que ela seja um exemplo e modelo para que todas as mulheres da cidade procurem os postos de saúde neste período e façam os seus exames de rotina para que não tenham o mesmo mal que acometeu a moça e que veio a falecer precocemente, aos 25 anos de idade.
Veja mais fotos: 

Dra. Ana Tereza com a irmã de Valéria, D. Vânia e a filha Caroline

A UBS do Bairro Nossa Senhora de Lourdes totalmente decorada

O presidente da Câmara que está com sua pressão tinindo (13x8) gostou do que viu na UBS do bairro Nossa Senhora de Lourdes

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial