terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hospital inicia novo serviço de Oncologia amanhã, dia 16/10

                                                                                      Fotos e texto: Hospital de São Lourenço
A nova sede do CENTRA em São Lourenço: Avanço significativo nas especialidades médicas em São Lourenço

O dia 1º de outubro foi histórico para o Hospital São Lourenço: A Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (Varginha) aprovou as instalações do Centro Oncológico Sul-Mineiro/CENTRA. Agora, o Hospital já pode iniciar o funcionamento da Unidade - o que irá ocorrer a partir de amanhã, 16 de outubro. No começo, serão atendidos pacientes de convênios/planos de saúde e particulares. “O Sistema Único de Saúde não habilita novos serviços antes que eles entrem em funcionamento, mas já estamos com toda a documentação encaminhada no Ministério da Saúde para obter, em breve, o credenciamento pelo SUS”, explica a diretora administrativa/financeira do Hospital, Dra. Eloisa Azalini Máximo. As consultas iniciais com o oncologista clínico Dr. Frederico de Castro Escaleira e com o hematologista Dr. Eric Delfraro de Paula Castro (coordenador do Centro) podem ser marcadas através do telefone 3339-2058 ou, pessoalmente, no CENTRA (prédio anexo ao Hospital, à rua Senador Soares dos Santos - esquina com a rua Madame Schimidt).
O novo setor irá atender pacientes que necessitam ser submetidos a quimioterapias - tratamentos por meio de substâncias químicas que atuam no funcionamento das células, para combate a doenças como o câncer (que será o foco de atuação do Centro). Muitos pacientes do município e região necessitam ir a locais mais distantes (como São Paulo, Varginha etc.), para realizar tal procedimento - e, agora, poderão fazê-lo em São Lourenço mesmo. “A representante da Vigilância elogiou bastante as instalações do Hospital. Fomos aprovados com louvor”, comemora a enfermeira responsável pelo CENTRA, Yara Moreira Lopes S. Vicente (que, inclusive, já está cursando uma pós-graduação em Enfermagem Oncológica). Juntamente com ela, compõem a equipe: Juliana Carvalho de Paula (farmacêutica), Drs. Eric e Frederico, Priscila da Silva Alcântara (técnica em enfermagem) e Paula Fernandes Palma (secretária).
O prédio do CENTRA, anexo ao Hospital, está totalmente equipado: recepção; duas salas de espera (infantil e adulto); dois consultórios; brinquedoteca; dois quartos de aplicação (infantil e adulto); sala de emergência; posto de enfermagem; salas administrativa e de estudos; farmácia; sala de preparo de quimioterápicos (medicamentos), vestiários e copa/funcionários. O novo serviço será desenvolvido em parceria com uma equipe de médicos de Juiz de Fora, com larga experiência em Oncologia. Em julho, o secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques e o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães estiveram no prédio da CENTRA, mostrando-se bastante impressionados com as instalações. “A referência atual, que é Varginha, não consegue atender à demanda da região. Assim, São Lourenço tem todas as condições para iniciar, pelo SUS, o atendimento em Quimioterapia e Cirurgia Oncológica, o próximo serviço a ser habilitado”, afirma o provedor do Hospital, Dr. Gabriel Dias Pereira Filho.

Juliana Carvalho de Paula (farmacêutica); Yara Moreira Lopes S. Vicente (enfermeira); Dr. Eric Delfraro de Paula Castro (hematologista, coordenador do Centro); Priscila da Silva Alcântara (técnica em enfermagem), Paula Fernandes Palma (secretária) e Dr. Frederico de Castro Escaleira (oncologista clínico)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial