segunda-feira, 14 de outubro de 2013

As novidades políticas de São Lourenço pelas publicações do Cartório Eleitoral

Em São Lourenço, pelo menos em 2014, não haverá eleição com dados biométricos do eleitor

Dentro do calendário eleitoral para as eleições 2014, hoje é um dia muito importante. É o último dia para os partidos municipais enviarem a lista atualizada de filiados às agremiações políticas para o TRE de cada estado. No dia 21 de outubro, as filiações e desfiliações que ocorreram em São Lourenço estarão sacramentadas na internet pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral.
A mudança significativa é a saída do ex-prefeito Tenório Cavalcanti do Partido da República - PR. Para onde ele vai, não se sabe. O ex-prefeito inclusive chegou a negar para o vereador de sua base Evaldo Ambrósio (PR) que teria mudado de partido. Como existe em São Lourenço três partidos com suas comissões provisórias vencidas, é provável que ele vá para alguma destas siglas. Os partidos com as provisórias vencidas na cidade são o PSB, PSOL e PC do B. Pela importância política do PSB, pode ser que Tenório Cavalcanti venha como presidente desta sigla. Mas a certeza mesmo somente no dia 21 de de outubro quando o TSE publica a lista atual de filiados. Até lá é só especulação.
23 partidos estão rigorosamente em dia com a Justiça Eleitoral em São Lourenço. Com duas novas siglas: O PPL (Partido Pátria Livre) que tem como presidente João Bosco de Lélis e vice Ricardo Silva e o PEN (Partido Ecológico Nacional) que apresenta como presidente Lucio Henrique Peres da Silva e como vice Walter José Lessa.
A novidade é a aprovação de contas dos partidos políticos do ano 2012 em São Lourenço. Com exceção do PSDB, partido do prefeito por ausência de conta bancária aberta e ausência de extrato integral do partido. O colégio eleitoral de São Lourenço conta hoje com 32.080 eleitores, mas 318 estão impedidos de votar por problemas com a justiça.
Outra novidade em termos de desfiliação foi a saída do partido dos tucanos de Fábio de Souza Santana, o Fabinho Marrentinho que é genro do ex-prefeito Nega Véia. Por falar em Nega Véia ele está com os direitos políticos cassados.
Quem pergunta sobre a atual vice-prefeita Patrícia Lessa, ela permanece no PMDB. Ela não pode deixar o partido, por causa do entendimento do TSE que o cargo é da agremiação partidária. Isso significa dizer que se ela for candidata será pelo PMDB. José Roberto radiologista está no PRB e Célia Cavalcanti continua como presidente do PR. Com o PSB com data vencida, pergunta-se onde anda o ex-vice prefeito Serginho. José Celso Garcia continua no PT. Por aí dá para se ter uma noção do panorama político para 2014. Mas a grande pergunta é: Quem assumirá o comando do PSB em São Lourenço, justamente o partido mais badalado nacionalmente nos últimos dias??? A resposta somente no dia 21 de outubro. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial