segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Nova sede do Tiro de Guerra 04-024 é inaugurada em São Lourenço

Tropa do Tiro de Guerra pronta para o início da solenidade de inauguração

Com a presença da maior autoridade militar do estado de Minas Gerais, foi inaugurado no dia 29 de setembro, a nova sede do TG 04-024, localizada agora no bairro Vila Nova.
O General-de-Divisão Vicente Gonçalves de Magalhães chegou à nova sede do TG 04-024 às 10:10 horas. Ao toque de Clarim passou em revista à guarda de honra de atiradores que na posição "Apresentar Armas" recepcionou o comandante da 4ª Região Militar. Sob chuva, o general Magalhães foi recepcionado pelo prefeito Zé Neto, pelo General-de-Brigada Pereira Gomes, comandante da EsSA  e pelo comandante do TG 04-024 Tenente André Ferreira.
Diversos oficiais superiores de organizações militares da região estiveram presentes. O 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, instalado na cidade mineira de Santos Dumont se fez representar com seu comandante e com dois equipamentos militares: Um tanque de guerra e um obuseiro que ficaram na entrada da nova sede mostrando o poderio do Exército Brasileiro.
Nem mesmo a chuva foi capaz de retirar o brio dos atiradores do TG 04-024. Com as armas molhadas e mesmo desfilando no barro, que poderia proporcionar um escorregão ou até mesmo deixar a arma cair, cada atirador de São Lourenço fez o seu papel, mostrando uma forte união e arrancando elogios do comandante da 4ª Região Militar. Farda molhada, chuva no rosto, nada foi capaz de impedir a vibração da tropa em um dos momentos mais importantes de toda a história do Tiro de Guerra de São Lourenço.
O prefeito Zé Neto em seu discurso enalteceu a família Dutra e seu fundador, representado por sua filha Zeny Dutra na solenidade. Zé Neto destacou as presenças de dois oficiais generais e vários oficiais superiores no evento mostrando que o Exército deu a devida importância à cidade de São Lourenço.
Por sua vez, o General Magalhães ressaltou a tropa do Tiro de Guerra e a qualidade dos atiradores de São Lourenço. Era evidente a vibração dos futuros reservistas na Canção do Exército: Mesmo sem ensaio acompanharam de forma exuberante a Banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, com sede em São João Del Rey que tem como regente o Tenente Noé.
O Comandante da 4ª região Militar ressaltou ainda a importância de uma cidade ter o seu Tiro de Guerra, o que evita o êxodo de seus jovens para cidades distantes de seus lares.
Um dos momentos mais emocionantes da inauguração foi o toque da Força Expedicionária Brasileira pela presença do Tenente Coronel Leonel Junqueira. Todos os militares presentes, incluindo o General Magalhães, se viraram em direção ao combatente batendo continência e reverenciando o são-lourenciano que possui o mais antigo posto militar e que participou do teatro de operações na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.      
Esta é a quarta sede do Tiro de Guerra em toda sua trajetória iniciada em 1942. A antiga sede foi inaugurada na administração do então prefeito José Celso Garcia que deu todo o apoio ao Chefe de Instrução Subtenente Djalma e seu instrutor, Sargento Euro.  Este local agora com a saída do TG 04-024 será utilizado pela futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo construída.
Foi uma manhã memorável. Diversos ex-comandantes do TG 04-024 como os tenentes da reserva Silva e Marques e os subtenentes Éder, Leandro e Marco Antônio deram a honra da presença na solenidade de inauguração. Comandantes do 14º Grupo de Artilharia de Campanha com sede em Pouso Alegre e do 4º Batalhão de Engenharia de Combate com sede em Itajubá se fizeram presentes. Depois da inauguração, cuja placa foi descerrada pelo General Magalhães, General Pereira Gomes e pelo prefeito Zé Neto, houve uma apresentação da Banda do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha que encantou todos os presentes. A Câmara Municipal se fez presente com seu presidente vereador Nei da Saúde e diversos vereadores. A Vice-prefeita Patrícia Lessa compareceu na cerimônia assim como diversos secretários municipais.
A sonorização foi do DJ Peroba, sem nenhuma falha.
Veja mais fotos:

 O Tiro de Guerra no desfile em homenagem ao General Magalhães enfrentou o barro e a chuva

 General Magalhães em discurso na inauguração da nova sede do TG 04-024

 Autoridades municipais com o General de Brigada Pereira Gomes

 Prefeito Zé Neto, General Magalhães, subtenente Leandro, Tenente Silva e General Pereira Gomes 

 Atirador Diórgenes, prefeito Zé Neto, General Magalhães, Tenente Coronel Valério e General Pereira Gomes

Tenente Coronel Leonel, prefeito Zé Neto, General Magalhães e General Pereira Gomes com os escoteiros de São Lourenço

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial