segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Morre o cineasta Gabriel Ferrer

O cineasta Gabriel Ferrer morre aos 84 anos

São Lourenço amanheceu mais triste hoje. Faleceu no Hospital de São Lourenço, às 06:41 horas, Gabriel Ferrer , o homem que marcou época na cidade pela indústria da sétima arte, o cinema.
Autor de diversos filmes rodados na década de 40 e 50, Gabriel Ferrer deu um título que ninguém vai tirar da cidade: Aqui foi rodado o primeiro filme colorido do Brasil. A paixão pelo cinema de Gabriel Ferrer perpetua seu nome na história do cinema nacional e mundial garantindo-lhe um lugar cativo na calçada da fama.
Segundo o blog de sua neta Auyra Ferrer, a oportunidade de filmar chegou em 1948, quando Gabriel Ferrer conseguiu uma câmera emprestada por Juscelino Filgueiras, proprietário da loja MAGAZINE, onde se encontravam produtos como câmeras, filmes e afins e filmou o aniversário de seu avô. Desde então não conseguiu mais parar. No mesmo ano Gabriel foi ao Rio de Janeiro e comprou sua primeira câmera, uma Sinclock. Nos domingos e feriados, Gabriel se dedicara a fazer filmes cinematográficos, um talento nato que só muito mais tarde seria reconhecido pelos inventores do cinema.
Em 1952, há mais de meio século, quando no Rio de Janeiro e São Paulo os produtores cinematográficos com grandes recursos técnicos e financeiros só faziam pornochanchadas, em preto e branco, Gabriel foi pioneiro, fazendo um filme colorido. Sem recurso algum, utilizando apenas uma pequena câmera de 16mm, de corda e com uma objetiva, Gabriel rodou o filme “FOGO NA FRONTEIRA” todo colorido, além de outros em preto e branco como “Tesouro de Tahiti” e “Irmãos em Armas”, nos quais ele era o escritor, o produtor, o diretor e algumas vezes um dos personagens dos filmes. Inclui-se ainda a filmagem, sonorização, montagem e dublagem feitas por Gabriel e Thelma, sua filha.
Gabriel Ferrer deixa um acervo considerável com imagens da cidade, documentários e filmes. Aos 84 anos ele nos deixa com um legado incrível provando que é possível sonhar. O cineasta está sendo velado na funerária Santa Clara. Seu sepultamento será hoje ( 09/09) às 16 horas no cemitério de São Lourenço.
* Matéria com trechos do blog: http://gabrielferrerdeandrade.blogspot.com.br/ 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial