domingo, 4 de agosto de 2013

Ônibus voltam a rodar nesta segunda-feira

Negociação tensa encerra a greve

Na segunda votação motoristas e cobradores aceitam, a nova proposta da empresa Circular São Lourenço

São Lourenço esteve a um passo de enfrentar o primeiro dia da semana sem transporte coletivo. Se Galvão Bueno narrasse a negociação iria falar com certeza sua célebre frase: "Momentos dramáticos vai vivendo a cidade de São Lourenço". Mas o bom senso prevaleceu e em segunda votação, a assembléia formada por motoristas e cobradores optou por retomar os serviços nesta segunda-feira (05/08).
A reunião de abertura do diálogo começou às 17 horas deste domingo (04/08) na Câmara Municipal de São Lourenço. As duas partes sentaram lado a lado com os vereadores presentes à frente deles e contando com a participação da vice-prefeita Patrícia Lessa.
Os dois lados lavaram a roupa suja colocando os pontos preponderantes de cada parte. O Circular São Lourenço, através de seu negociador Antônio Marcos, mostrou-se surpreendido com a paralisação e questionou os valores recebidos pelos motoristas principalmente, que alcançam 1400 reais, contando as horas extras e outras vantagens.
O representante dos motoristas e cobradores, Jucão, por sua vez disse que o salário pago em São Lourenço é baixo e que os profissionais da empresa estavam certo em lutar por seus direitos.
Às 19:50 horas, depois de muita conversa e passando, é claro, pela participação da prefeitura no episódio de cobrança do ISS da empresa e o não reajuste por dois anos dos valores das passagens, a empresa Circular São Lourenço ofereceu 9% de aumento e 90 reais para o vale- refeição.
A reunião terminou e formou-se a primeira assembléia dos profissionais do Circular São Lourenço na sede do sindicato no bairro da estação. Motoristas e cobradores rejeitaram a proposta apresentando o resultado após uma votação secreta, de 25 votos a 5 pela continuação da greve.
Com a negativa em voltar ao serviço, Jucão reuniu todos os participantes da votação e explicou o que a decisão acarretaria aos motoristas e cobradores: Na justiça a vitória da categoria seria de 1% acima da inflação do ano que ficou em 7,14% e 1% de reajuste no valor do vale-refeição cujo valor atual é de 40 reais. Além disso, por ser o transporte coletivo um serviço essencial, teria que se formar a escala com três motoristas e três cobradores nos dois turnos para que assumissem os ônibus nesta segunda-feira.
Ao saberem da rejeição da primeira proposta o presidente da Câmara Nei da Saúde, o líder da bancada do governo vereador Renato da Câmara com os vereadores William Eventos, Kall e Ricardo Enfermeiro correram na empresa e conversaram com os proprietários para que refizessem a proposta. Os vereadores Chopinho e Evaldo Ambrósio também fizeram contatos com os proprietários do Circular São Lourenço pedindo que reformulassem a proposta.
Numa reunião fechada e vendo que perderiam muito se fossem para justiça por causa do dissídio coletivo, motoristas e cobradores refizeram a proposta pedindo 10% de aumento e 100 reais de vale-refeição. E o presidente da categoria, Jucão foi à sede da empresa Circular São Lourenço para levar a nova proposta. A empresa concordou em chegar aos 100 reais de vale- refeição a partir do mês de agosto, mas fincou o pé no aumento de 9% garantindo ainda 80 dias de estabilidade no serviço. Porém os funcionários perderiam um dia de serviço e o outro abonado pela empresa nos dois dias de paralisação.
E lá volta Jucão para a sede do sindicato onde motoristas e cobradores promoveram nova assembléia. Desta vez não houve votação secreta e a votação se deu pelos participantes levantando a mão. E por grande maioria os profissionais da empresa Circular São Lourenço concordaram em retornar ao serviço nesta segunda-feira.
Veja as fotos:   

De um lado os representantes da empresa Circular São Lourenço com Dr. Lessa participando do encontro 

 De outro lado os representantes do comando de greve

Vereadores William Eventos, Fabrício, Luizinho da Oração, Dr. Abel, Chopinho, presidente Nei da Saúde, Ricardo Enfermeiro, Evaldo Ambrósio, o líder do governo Renato da Câmara e a vice-prefeita Patrícia Lessa mediam a situação  

 Na primeira votação os funcionários rejeitam a proposta em votação secreta por 25 a 5

 Em nova rodada de negociação Juca e representantes do Circular São Lourenço conversam atrás de um ônibus bem ao pé de ouvido

Aprovada a segunda proposta representantes do Circular São Lourenço vão ao encontro dos motoristas e cobradores selando o acordo para convenção trabalhista


Sorvetes R’Bom



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial