quarta-feira, 5 de junho de 2013

Prefeitura retira catadores de reciclável do Lixão

Demorou, mas chegou-se lá. Era impossível conviver com uma situação de insalubridade pura. Há muito tempo o aterro controlado do município de São Lourenço tinha a presença de catadores de lixo reciclável no local. E cada vez mais o risco de pessoas ficarem doentes pelas condições sub-humanas de trabalho se fazia presente.
A prefeitura de São Lourenço, Policia Militar e Corpo de Bombeiros e Defesa Civil fizeram uma grande operação na semana passada para retirar as pessoas que ali trabalhavam. No local existiam  cabanas, para que as pessoas pudessem descansar entre a chegada de um caminhão de lixo e outro no aterro.
Houve resistência dos catadores para saírem do local. Eles reclamavam sobre o que iriam fazer caso paralisassem suas atividades. A prefeitura encaminhou todos para o serviço de assistência social para que os mesmos recebessem acompanhamento.
Os que ali trabalham retiram seu sustento, mas imaginem a que custo. Uns tiram um dinheiro considerável com o trabalho. Mas o local é um grande depósito de metano e nos últimos meses vem pegando fogo constantemente. E isso causa risco de explosão com grandes possibilidades de um desastre com perda de vidas. Por isso a ação enérgica e a retirada de todos do local.
A prefeitura de São Lourenço está cercando e fechando toda a área do lixão.
Veja as fotos do local no dia da operação:

 Capitão Andreílson conversa com o secretário municipal de Infra-Estrutura Sergio Carbone sobre a retirada dos catadores de lixo 

Barracas foram montadas em área de grande instabilidade  

 Bombeiros fazem análise do terreno

 Recicladora é abordada por uma equipe de saúde 

 Documento que embasa a retirada dos recicladores do local

Normas que proíbem permanência dos recicladores no lixão 

    Uma grande reunião é feita para comunicar a proibição de pessoas no local   

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial