sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nhá Chica: Tudo pronto para a beatificação


Faltando menos de 12 horas para a beatificação de Nhá Chica em Baependi, pode-se dizer que está tudo pronto. Graças a uma força tarefa envolvendo estado e o município de Baependi, o local ficou pronto para solenidade em tempo recorde. E com o serviço muito bem executado por sinal, tendo em vista como estava a área 30 dias atrás.
As forças de segurança também asseveram que tudo está pronto para o evento. A partir das 22 horas de hoje começa a ser colocado em prática o plano de segurança das forças responsáveis pelo policiamento do evento, das estradas estaduais e federais, policiamento judiciário e Corpo de Bombeiros.
O cerimonial do Governo do Estado de Minas Gerais confirma que nunca houve nada parecido com a estrutura montada em Baependi em todo o sul de Minas. 
Somente poderão circular em Baependi a partir das 22 horas de hoje carros de serviço, veículos oficiais e de imprensa. A partir das 22 horas desta sexta-feira (03/05) não será permitido circular com veículos dentro da cidade. As ruas foram divididas em áreas amarela e vermelha. Na amarela, veículos previamente cadastrados podem estacionar, mas não circular. Na vermelha, está proibido tanto circulação como estacionamento, que são as ruas que estão mais próximas ao Centro e na área do evento. 
Para entrar em Baependi, o acesso será pela BR-267, e para sair da cidade será preciso seguir pela Avenida Berenice Catão.
Ônibus e vans de excursões e romarias poderão entrar na cidade pelo Loteamento Capelinha para embarque e desembarque dos passageiros, e depois deverão parar no estacionamento determinado para este tipo de transporte. Peregrinos que seguem a cavalo, carroça ou a pé, também terão áreas específicas para entrada e para deixar os animais. 
No dia da cerimônia, as empresas de transporte público estão com horários especiais das cidades no entorno para Baependi. De Caxambu (5 km de Baependi), da meia noite do dia 4/05 até às seis horas, haverá ônibus de uma em uma hora. A partir das seis horas, as viagens acontecem  de 10 em 10 minutos para Baependi, até às 22 horas. De Cruzília (19 km de Baependi), existe transporte de meia em meia hora das seis horas às 15:30 horas, e outras duas viagens às 17 horas e às 19 horas. De São Lourenço (34 km de Baependi), terá ônibus de hora em hora, das seis às 22 horas e das 12 horas até às 15 horas, viagens de meia em meia hora.
Polícia Militar - O 57º Batalhão de Polícia Militar receberá apoio do Batalhão de Missões Especiais, GATE, um helicóptero  e de cães farejadores. A PMMG não revela o efetivo que será empregado na beatificação por questões estratégicas. O Tenente Coronel Valério Comandante do 57º BPM garante que as cidades não terão seu policiamento desguarnecido e pede o apoio dos moradores das cidades vizinhas para que, caso observem qualquer anormalidade, entrem em contato imediatamente pelo telefone 190.
Haverá uma varredura pelos homens do GATE no local destinado às autoridades. Depois disso o local é entregue ao pessoal do Gabinete Militar do Governador que lacra a área abrindo-a apenas na hora em que as autoridades tomarem seus lugares no evento.
Um helicóptero da Polícia Militar chega a Baependi neste sábado para dar o suporte aéreo. Não existe informação se o espaço aéreo da cidade de Baependi e adjacências serão fechados durante a cerimônia de beatificação.
As estradas estaduais estarão fortemente vigiadas e uso do bafômetro será utilizado em caso de qualquer eventualidade.
Polícia Civil - A 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) estará em regime de plantão pronta para qualquer intervenção. Todos os flagrantes serão lavrados imediatamente. A delegacia de Baependi e de São Lourenço estarão trabalhando em regime de plantão como acontece normalmente.
Bombeiros - 29 viaturas e mais de 200 homens dos Bombeiros estarão trabalhando no interior do evento e nas estradas de acesso a Baependi. Um helicóptero dos Bombeiros com sede em Belo Horizonte estará de prontidão para qualquer remoção em caso de emergência. Existem Unidades de Resgate (URs) e caminhões Auto Bomba Tanque (ABT) em pontos estratégicos nas estradas de acesso a Baependi. Até mesmo o Aeroporto de Caxambu recebe atenção especial com viaturas ABT e UR por causa do grande número de aeronaves previstas para pousos e decolagens neste sábado, dia quatro de maio.
PRF - A Polícia Rodoviária Federal também aumentou seu efetivo para a beatificação de Nhá Chica. Também não foi divulgado o número de policiais rodoviários que serão utilizados no evento. Motos e viaturas podiam ser vistas em grande número na PRF em Caxambu.
Governador - O Governador Antônio Anastasia já chegou a Caxambu, onde encontra-se hospedado para a solenidade de amanhã. A presidente Dilma Rousseff será representada pelo seu ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Entrada no local do evento - A previsão é de que os portões do local da beatificação seja aberto às 11 horas. Caso aconteça alguma aglomeração fora dos padrões previstos existe a possibilidade de se abrir os portões mais cedo. Mais isso só acontecerá em último caso.
Por ser uma solenidade em campo aberto e com previsão de sol para amanhã, os participantes da beatificação devem tomar alguns cuidados: Levar guarda-sol e cadeiras é uma boa idéia. O uso de protetor solar também será necessário. Mas lembre-se: A missa de beatificação vai durar três horas e a variação de temperatura é muito grande neste período do ano. Por isso, o uso de agasalho a partir das 17 horas deve ser considerado. Veja as fotos: 

 Funcionários da Prefeitura de Baependi trabalham na ornamentação das ruas

 O jornalista Antônio da Imprensa do Governador cadastra profissionais para o evento

 Sargento Marco, Capitão Ivan Neto e Tenente Richelmy passam o pente fino na estrutura do evento

 Uma prévia de como ficará o altar da beatificação para a solenidade deste sábado

 Ponto base dos bombeiros e da PRF no trevo de acesso a Baependi 

 Motos que a PRF utilizará durante o evento deste dia quatro de maio 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial