quinta-feira, 2 de maio de 2013

Caminhada de Nhá Chica: Recorde de peregrinos


Os 33 quilômetros que separam Baependi de São Lourenço por estrada de terra começaram a ser superados por volta de uma hora da manhã. Neste horário centenas de peregrinos saíram rumo a Baependi para pagar promessas ou na esperança de alcançar alguma graça. Não importando o motivo, o número de participantes neste ano triplicou em relação ao ano passado quando 1200 pessoas fizeram o mesmo trajeto.
Este ano o trajeto, feito por estradas vicinais, contou com uma maior atenção das prefeituras de São Lourenço, Soledade, Caxambu e Baependi. As estradas foram patroladas e as placas indicativas substituídas por placas mais novas e com novo padrão visual. De um em um quilômetro era possível ver barracas com enfermeiras da Microtec e atiradores do Tiro de Guerra 04-024 de São Lourenço dando todo o suporte ao peregrino.
Cinco mil pessoas passaram pelas estradas a pé, de bicicleta ou a cavalo. Não importava como ir, o que importava mesmo era chegar a Baependi e ver um pouco do que será a festa de beatificação no sábado, dia quatro de maio. Era nítido o aumento do movimento na cidade e serviu como um pequeno teste para o dia mais importante da cidade de Baependi.
Com a igreja de Nhá Chica repleta de fiéis para a missa das 11 horas, muitos ficaram do lado de fora, descansando da longa caminhada. O serviço de saúde disponibilizado pelas ambulâncias dos municípios envolvidos no evento passavam o tempo todo pela estrada de terra pronto para intervir caso algum problema fosse detectado. Seis pessoas precisaram ser removidas por entorses e bolhas nos pés. Mas nada de mais grave foi registrado com os peregrinos.
Veja as fotos:

Grupo de ciclistas se prepara para sair de São Lourenço 

 Na Imigração peregrinos param para tomar água em um posto avançado da organização

 Equipe da Rede Minas entrevistam três peregrinos durante a caminhada

 A alegria supera o cansaço deste grupo de peregrinos

Rodrigo, o ex-vice Serginho, Reinaldo, João Vitor Gorgulho, idealizador da caminhada e o  comandante do 57º BPM, Tenente Coronel Valério   

 Marquinho Sacramento, uma grande pessoa, vai com a camisa do Fluminense, pedindo para ser campeão

 Grupo de cavaleiros e amazonas de Soledade de Minas

 Mais um grupo feliz caminhando rumo à Baependi

 Um grupo de Carmo de Minas chama a atenção por ir cantando pela estrada de terra

 O cansaço bate em alguns peregrinos

 Amaro e sua família rumo a Baependi

 Maurício e o excêntrico milionário Camões com roupas testadas pela NASA

Presidente da Câmara com D. Jamile e irmãos na igreja de Nhá Chica

 Baependi fica lotada com a presença maciça de romeiros

Tiro de Guerra de São Lourenço, equipe de enfermagem da Microtec e organização do SERVTUR

1 Comentários:

Às 25 de agosto de 2013 às 16:34 , Blogger Sél disse...

Boa tarde Jodil
Cheguei até seu blog porque estou pesquisando e planejando fazer esse caminho de peregrinação até a Igreja de Nhá Chica...de São Lourenço a Baependi.

Sou caminhante/peregrina, já fiz algumas caminhadas de longa distância e outras trilhas curtas.
Conheço São Lourenço, já visitei a cidade algumas vezes e o motivo de meu contato com você é mais por um pedido de informação.
Não encontrei até agora nenhum mapa, nenhuma indicação do caminho dessa peregrinação; não conheço a região entre uma cidade e outra. E pergunto: tem como/onde eu possa obter algum mapa indicando a sinalização desse caminho?
Tem placas indicativas?

Gostaria se possivel que você me desse alguma informação que possa me ajudar; minha agenda é fazer essa peregrinação na 1ª quinzena de setembro próximo - somente eu e minha irmã/fiel companheira de jornada ^___^

Fico aguardando algum contato e desde já, fico agradecida. Abraços.

Li nessa sua reportagem que o Srº João Vitor Gorgulho é o idealizar desse caminho. Mas não encontrei meios de entrar em contato com ele que poderia, talvez, me ajudar nessa dificuldade. Se for da sua possibilidade conseguir isso, por favor passe meu email. Obrigado.

Selmha(Sél)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial