segunda-feira, 25 de março de 2013

"Pane" em avião leva susto a São Lourenço

Pelo Google Earth, a imagem do aeroporto de São Lourenço

Às 19:01 horas deste domingo (24/03), a Sala de Operações dos Bombeiros com sede em São Lourenço recebeu um chamado informando que uma aeronave (avião) sem maiores dados estaria sobrevoando a cidade em horário não permitido pelo pôr do sol oficial (17:25 horas) levando preocupação a uma série de pessoas.
O avistamento da aeronave em baixa altitude foi confirmada por um policial militar da Cia MAT que viu a mesma se deslocando para o aeroporto de Caxambu. Um piloto de parapente foi para o aeroporto preocupado com a situação do piloto que apresentava uma situação de possível pane no avião.
Carros chegaram ao ponto de serem colocados nas laterais da pista para possível procedimento de aterrissagem do avião. Os bombeiros estavam preparados para agir na ocorrência.
O responsável pelo aeroporto, Coronel Luiz Carlos ao chegar no local informou que o piloto estaria simulando uma situação de pane, obedecendo ordens de seu instrutor de vôo. Três viaturas dos Bombeiros e o comandante BM de São Lourenço Tenente Richelmy foram acionados para comparecerem no aeroporto. Uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual também esteve no local. O coordenador de Defesa Civil Rogério Melo confirmou o avistamento e pelo que ele ouvia a aeronave chegou a ficar planando indicando pane seca. O avistamento teria ocorrido em Soledade de Minas. 
O Aeroporto de São Lourenço tem uma pista de 1030x30 metros. Não está indicada para procedimentos de operação noturna conhecida na aviação como procedimento IFR. Tão pouco está indicado nos mapas aéreos como aeroporto para procedimento de emergência noturno. 
Fica a sugestão de quando promoverem uma simulação de pane que o avião decole em pista com balizamento noturno e apague a luz, sobrevoando a região do aeroporto de Caxambu no escuro e que não venha para São Lourenço, local com grandes prédios e com torres sendo que nem todas possuem a luz vermelha de alerta. O entorno do aeroporto possui torres com fios de alta tensão da CEMIG e se de dia já é difícil, imagina à noite. Definitivamente houve alguma coisa errada que não pode mais se repetir em hipótese alguma.
Aliás o aeroporto de São Lourenço tem sido alvo de algumas irregularidades por falta de funcionários ao longo de toda a noite e durante o dia. Aeronaves somente este ano decolam e pousam fora do amanhecer  e entardecer oficial. Outro dia uma aeronave decolou de São Lourenço seis horas da manhã. Não se sabe como o plano de voo desta aeronave foi aprovado dada a situação que aqui tem hora para decolar e pousar.
Situações como essa podem causar problemas ao aeroporto de São Lourenço. Quando da obra no aeroporto quase que ele não foi reaberto por conta de uma série de obstáculos. Ele só reabriu após a determinação de diminuição da pista que possui na realidade 1300x30 metros.
Seria de bom alvitre que o chefe do aeroporto de São Lourenço, Coronel Luiz Carlos, com brilhante carreira militar, íntegro e sério, determinasse à autoridade competente abertura de procedimento investigativo a fim de apurar os culpados nesta situação que jamais poderá se repetir.

6 Comentários:

Às 26 de março de 2013 às 11:09 , Blogger Steferson disse...

Só para entender...
Nenhuma aeronave é impedida de sobrevoar qualquer localidade a noite, isso não existe em nenhum regulamento de tráfego aéreo;
Se a aeronave estivesse com pouco combustível não ficaria sobrevoando São Lourenço como uma mosca de padaria, prosseguiria direto pra um aeroporto com pista balizada;
Nenhum mapa aéreo (desconhecia tal nomenclatura) fornece pontos para emergência, uma aeronave em emergência pode pousar onde quiser e quando quiser;
Uma aeronave em emergência deverá reportar a situação ao Centro de Controle de Área e este toma as devidas providências, não é no achismo, que alguém conclui que o avião está em pane seca ou planando e faz um fuzue ridículo;
Quem acha que é perigoso avião a noite, mais perigoso são os balões e aeromodelos que colocam em risco o tráfego aéreo em geral;
O piloto é autoridade competente para operar em qual horário for, ninguém impedi piloto de decolar quando há um plano de voo aceito por uma sala AIS ( ou está está enganada e os desocupados sabem mais?);
Não há culpados porque não há nada de errado em sobrevoar uma cidade a noite!
A única coisa errada em São Lourenço é: Aeromodelismo no aeroporto, balonistas irresponsáveis Chefes íntegros e sérios que permitem Arrancadas e MegaCicly numa pista de pouso! A qual está nos "mapas aéreos" disponível para operações de aeronaves!!!

 
Às 26 de março de 2013 às 18:42 , Blogger Unknown disse...

Há que se ressaltar que o CBA - Código Brasileiro de Aeronáutica - juntamente cpom as Regras do Ar e Serviços de Tráfego Aéreo (ICA 100-12) editadas pelo Comando da Aeronáutica, que normaliza as operações de tráfego aéreo noturno e diurno não proíbe o sobrevoo noturno em nenhuma cidade ou localidade.
Cumpre dizer que os responsáveis em dar notícia sem fundamento, como o caso em tela,´e que são os verdadeiros responsáveis por causarem pânico e alarde sem demonstrar conhecimento no assunto. Ademais, o voo local, decolado de local desprovido de sala AIS não é obrigatório a apresentação de plano de voo.
Cumpre ressaltar ainda que a "pane seca" não permite ao piloto, bem como avião sobrevoar a cidade e outros locais, qualquer que seja.
Sugiro ao autor do presente artigo que antes de sai falando besteira, tome conhecimento do assunto e digo isso com conhecimento de causa.

 
Às 26 de março de 2013 às 23:55 , Blogger Blog do Jodil Duarte disse...

Prezados senhores que postaram no Blog São Lourenço News. Vocês não estão falando com uma pessoa sem conhecimento de causa. Essa pessoa, autora da matéria, foi o responsável pela reabertura do aeroporto de São Lourenço Comandante Luiz Carlos de Oliveira, quando mais ninguém conseguia. Lógico que contamos com o apoio de diversas pessoas sérias como o prefeito, o Coronel Aviador Luiz Carlos e outros amigos que estavam empenhados na liberação do espaço.
Quando falei mapa aéreo, que vocês aqui ironizam obviamente falava das cartas de navegação por VFR ou IFR, já que vocês querem falar em termos técnicos. E promover simulados domingo à noite e em baixa altitude é coisa de instrutor prepotente, pois as pessoas olham para o céu e se apavoram com algumas situações inusitadas como essa em que o 3º Pelotão de Bombeiros recebeu mais de 20 chamadas alertando sobre o fato.
Na situação de que o aeroporto é para quilômetro de arrancada ou aeromodelismo, não vou entrar no mérito, pois não me cabe aqui definir as políticas do prefeito municipal. E pelo histórico de vida com brilhante carreira militar do oficial citado por vocês ele sempre será minha referência no assunto aviação. Reitero aqui meu respeito e como são-lourenciano que sou, tenho orgulho em ver uma lenda da nossa aviação, filho da terra à frente de nosso aeroporto.
O alarde criado não foi por causa dos que aqui embaixo se preocuparam com a aeronave aí em cima simulando situações de emergência. Houve uma situação de risco que mobilizou forças de segurança e depois de alguém entrar em contato com alguém que não pertence ao conjunto de autoridades aéreas é que se desmontou todo o aparato de resgate.
Espero aqui ter encerrado este assunto que trouxe uma anormalidade para a cidade de São Lourenço em pleno domingo quando muitas pessoas estavam em casa quietinhos se preparando para a segunda feira de trabalho.

 
Às 27 de março de 2013 às 10:34 , Blogger Steferson disse...

Enquanto em pleno domingo a noite, algumas pessoas estavam em casa descansando para o trabalho na segunda feira outras estavam no céu, em pleno trabalho. Respeito é bom com quem está trabalhando. Somente a tripulação da aeronave pode dizer se estavam havendo simulações de pane.
Quanto ao tal senhor, é admirável mesmo quando alguém com trabalho honesto e dentro da sua área de conhecimento presta bons trabalhos e faz brilhante sua carreira. Mas, é bom lembrar que a aviação civil foi gradativamente desmilitarizada a partir de 2004, havendo um "choque de gestão" da mesma o que mudou toda a política do Estado perante a aviação.

 
Às 27 de março de 2013 às 11:11 , Blogger Unknown disse...

Senhor, a momento algum foi questionada a autoridade e a competência do Coronel! É uma pessoa instruída, séria e competente, ou seja, mais do que qualificada para tal!!! O assunto aqui referido, é a desinformação de determinados cidadãos da cidade de São Lourenço que criou tal alarde sem necessidade!! Provavelmente essas pessoas não estavam em suas casas "quietinhas" se preparando para a segunda, pois demonstraram ser verdadeiros desocupados que vieram a criar tumulto em algo tão simples!! Quanto ao voo, o mesmo foi realizado a 5500ft de altitude. 1350ft acima do ponto mais alto da cidade (considerando a montanha sagrada sendo o ponto mais alto) e a hora alguma foi realizado pane (redução total do motor para simular tal situação). As más línguas de São Lourenço que inventaram isso. Assim como inventaram o que avião estava sem combustível, que o avião declarou emergência e até inventaram um rasante!! Agora, se o instrutor é prepotente por ter que trabalhar domingo à noite ou é prepotente por ter que instruir um aluno! Perdoe-me pela minha ignorância!! Infelizmente, a única cidade que criou tal situação foi a de São Lourenço! Já que o voo passou por, Soledade, Conceição do Rio Verde e Caxambu onde foi realizado a maior parte do voo!! Agora se o Senhor é uma pessoa com conhecimento aeronáutico, mais uma vez perdoe-me!! Porém, peço que a pessoa que redigiu o texto acima coloque os fatos da forma que foram e que faça jus a "credibilidade e imparcialidade". Pois quem redigiu o referido texto mostrou ser uma pessoa totalmente sem conhecimento do assunto e principalmente sem credibilidade!
Agora, quanto a "reabertura" do aeroporto de São Lourenço a questão é: "quando ninguém mais se interessava" e não quando ninguém mais conseguia!! As autoridades competentes não tem interesse em interditar os aeroportos, somente aqueles que levam risco a segurança de voo. O que provavelmente era o caso de São Lourenço na época! Regularizando todas as não conformidades o mesmo poderia voltar a operar!
Espero que o assunto encerre e que no próximo voo, não haja tal ignorância! Pois terão outros voos, já que é OBRIGATÓRIO o voo noturno para a formação de novos pilotos! E o aeroporto de Caxambu é homologado voo VISUAL NOTURNO permitindo decolagens e pousos no intervalo do pôr-do-sol e o nascer do sol!! Como para tua infelicidade, não podem proibir o sobrevoo em áreas povoadas respeitando os mínimos que são: voar acima de 1000ft (300m) do ponto mais alto num raio de 600m, salvo em situações de Pouso e Decolagem. O voo noturno provavelmente irá se repetir por várias vezes!! Agradeço tua atenção e espero que determinadas pessoas não voltem a falar asneiras novamente!!! A única citação tua que aproveito são as palavras referentes ao Coronel.

 
Às 27 de março de 2013 às 11:54 , Blogger Blog do Jodil Duarte disse...

Luiz Eduardo Nascimento: Como manda a boa imprensa sua nota vai ficar pois é o contra ponto de nossa informação. E nós respeitamos o outro lado das versões. Sobre a credibilidade não vou discuti-la, afinal são vários depoimentos contundentes a respeito do que ocorreu. E para finalizar a conversa, pois já rendeu muito e meu combustível é pouco, só tenho a falar que o teocentrismo, referência na idade média é figurinha perto do senhor. Ainda bem que o pensamento é outro hoje...

 

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