quarta-feira, 13 de março de 2013

Entrevista São Lourenço News - Dr. Eugênio Ferraz

Dr. Eugênio Ferraz, Diretor Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais e
Chanceler da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço

No gabinete da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Dr. Eugênio Ferraz recebe a reportagem do Blog São Lourenço News. Com a sensação de dever cumprido, Eugênio Ferraz que é o Diretor Geral da instituição responsável pelas publicações oficiais do Estado de Minas Gerais mostra as instalações e toda a  tradicional fachada do prédio histórico, recentemente restaurada. Uma sensação de dever cumprido atrelada a preocupação de manter o IOF-MG com excelência de qualidade nos serviços prestados.
Foi neste ambiente que Dr. Eugênio Ferraz conversou com nossa reportagem sobre a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, que acontece agora, no dia 21 de março.

Blog São Lourenço News: Como estão os preparativos para a Comenda Ambiental 2013?
Eugênio Ferraz:  Tudo em perfeita ordem e sem resquícios de estresse. Tão logo o Governador  Antonio Anastasia  escolheu e confirmou sua presença para a cerimônia do dia 21, uma quinta-feira à noite, iniciamos diversos entendimentos, sempre em conjunto com o Prefeito Zé Neto, no sentido de inovar nesta nova formatação, o que, por si só foi um grande desafio. Mas, graças a uma conjunção de fatores, como a completa harmonia entre as diversas equipes envolvidas, dentre as quais ressaltamos o Cerimonial e a Superintendência de Eventos do Governo de Minas, a Segurança do Governador , a Prefeitura Municipal , a Administração do Parque das Águas, a Câmara Municipal, Inhotim, Associação Mineira do MP, a Polícia Militar, Nestlé, Polícia Civil, Trem das Águas, Hotel Brasil, Secretaria de Meio Ambiente, de Defesa Social, de Esportes e da Juventude, de Cultura,  Federação Mineira de Balonismo, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual, a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, Recivil, IHG.MG, AML.MG, Cemig , TV Globo Minas, Fiemg, etc, que emprestaram seus apoios e prestígios ao sucesso do evento,dentre outros tantos órgãos e entidades parceiras. A divulgação pela mídia local e regional, permitiu que se programasse um evento da mais alta qualidade, sempre visando a cada ano superar o anterior e surpreender positivamente a sociedade são-lourenciana, esta a grande beneficiária da visibilidade maior  da cidade no cenário nacional com o conseqüente aumento, não só da autoestima das pessoas, como o sensível aumento do turismo com sua decorrente maior geração de renda e emprego na cidade.A programação , em continuo crescimento, com surpresas que acontecerão até a véspera, pode ser acompanhada no novíssimo site: www.comendaambientalsl.com.br

Blog São Lourenço News: O evento esse ano será à noite, a exemplo de Ouro Preto ano passado... Isso muda alguma coisa?
Eugênio Ferraz: Muda tudo! Esta é uma grande inovação que acontece em decorrência da bela e inédita experiência ocorrida na Medalha da Inconfidência do ano passado, em Ouro Preto. O grandioso espetáculo propiciado pelo Governo de Minas naquela oportunidade será parcialmente reproduzido em São Lourenço neste ano, num espetáculo cívico sem precedentes na região. Tudo antecedido por um grande desfile que começará próximo à rodoviária em direção ao local da cerimônia em frente ao  Parque. Por esta razão, é importante que as pessoas assistam  à passagem do cortejo , porém evitando  trafegar com carros no final da tarde do dia 21 de março. A movimentação poderá gerar transtornos para algumas pessoas, mas sempre é bom reafirmar que tais atos divulgam e potencializam o conhecimento de nossa cidade além fronteiras, o que é um dos principais fatores de crescimento de nossa limpa industria, o turismo. Devemos  também , ao convidar a população para que assista aos eventos, alertar as pessoas para que, no dia 21, cheguem à praça bem antes das 19 horas a fim de poderem assistir ä cerimônia cívica a ser presidida pelo governador Antonio Anastasia, e possam, a seguir , assistir a um grande espetáculo musical .

Blog São Lourenço News: Podemos dizer que Comenda Ambiental entregue em São Lourenço está consolidada?
Eugênio Ferraz: Cada vez mais e, sobretudo, com o prazer de vermos os resultados sócio-econômicos positivos para São Lourenço e o apoio e satisfação da imensa maioria da população local. Afinal este é o grande objetivo da Comenda.

Blog São Lourenço News: Pela terceira vez consecutiva os chefes dos três poderes do Estado de Minas Gerais estarão em São Lourenço. Seria o resgate de nossa tradição?
Eugênio Ferraz: São Lourenço vem sendo, nessas oportunidades, reconhecida pela mídia, pelos poderes constituídos, sobretudo pelos dirigentes maiores de nosso Estado, e também por outras importantes autoridade do país, que aqui descobrem e redescobrem os singulares valores desta especial cidade, privilegiada pela natureza e encantadora pelas suas belezas, qualidades e , acima de tudo, pelo se povo acolhedor.

Blog São Lourenço News: Temos informações que os telegramas foram despachados. É possível se falar nos nomes de agraciados neste momento?
Eugênio Ferraz: Nas próximas horas divulgaremos alguns dos agraciados, escolhidos em conjunto pela Câmara Municipal de São Lourenço, Prefeitura de São Lourenço, Chancelaria, Governo Estadual, Ministério Público, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Instituto Histórico e Geográfico de MG, Associação Mineira de Rádio e Televisão  e diversos outros órgãos e entidades de elevado prestigio  social, político, cultural, governamental e administrativo de Minas Gerais e do Brasil.

Blog São Lourenço News: A idéia da Comenda Ambiental é de sua esposa, a ensaísta e são-lourenciana, Ivanise Junqueira. Ela sabia da dimensão que o evento ganharia quando da primeira edição?
Eugênio Ferraz: A proposta da Ivanise,  desde sua origem, foi no sentido de que São Lourenço se tornasse cada vez mais visível e prestigiada , tornando-se referência em meio-ambiente, destacando, sempre, pessoas ou entidades que, principalmente, de forma humilde, desinteressada e, até anônima, contribuíram para o crescimento e valorização do tema e de São Lourenço. Desta forma já se torna uma tradição que a Ivanise, idealizadora da Comenda, tenha sua participação destacada no agraciamento de personagem com tais características. Assim já aconteceu com a condecoração do mais antigo jardineiro do parque das Águas e com o mais velho funcionário do SAAE. Neste ano haverá um agraciamento personalizado que, com certeza, como nos anos anteriores, agradará enormemente a sociedade são-lourenciana. Tenho que registrar também que ela sempre faz questão de deixar claro que não se trata de apenas condecoração de pessoas, mas, uma bandeira do meio-ambiente e ações a ele ligadas. Por isso deverá ocorrer , em todas as edições, a  inserção de atividades pró-ambientais.      
                                     
Blog São Lourenço News: O turismo de pessoas vindo de Belo Horizonte é considerado um mercado pouco explorado por São Lourenço. A comenda ambiental está virando esse jogo?
Eugênio Ferraz: Tenho absoluta certeza e convicção que sim, pois, os comentários e divulgação são intensos na capital. O  Prefeito já comentou comigo diversas estatísticas que demonstram a importância da Comenda para o turismo de São Lourenço, não só em Belo Horizonte, como em vários outros Estados. A divulgação da cidade em mídia espontânea é absolutamente favorável! Atinge índices altíssimos que, se fossem pagos, representariam valores extremamente elevados, impossíveis de serem arcados pelas áreas públicas ou privadas tanto municipais quantos estaduais ou nacionais. Ou seja, o evento é garantia de propaganda gratuita e intensa para a cidade.

São Lourenço News: O pós-evento com seus contatos políticos e as celebridades que vêm receber a comenda em São Lourenço. Eles comentam alguma coisa sobre a cidade?
Eugênio Ferraz: Tem sido unânime como as pessoas elogiam a cidade, o trato que recebem da população, enfim, todos demonstram que realmente São Lourenço é uma cidade muito especial..., principalmente pelo povo acolhedor que aqui tão bem recebe nossos visitantes.

Blog São Lourenço News: Quais são suas expectativas na Comenda Ambiental 2013?
Eugênio Ferraz: Que neste ano tenhamos uma ótima cerimônia, com um grande espetáculo noturno que alie os dizeres do brasão da cidade "Água da Vida e Fogo da Fé", simbolizando o meio ambiente, com as raízes históricas do processo civilizatório destas Minas Gerais, da Inconfidência Mineira, naquilo que já se torna uma tradição: os Cavaleiros da Inconfidência Mineira conduzindo, desde São Lourenço, até Ouro Preto, a tocha da liberdade que, em 21 de abril, acende a Pira da Liberdade na maior cerimônia cívica brasileira. A programação, desta vez, está muito focada em meio ambiente; exemplo disto é a participação muito especial do Inhotim em atividades de educação ambiental...haverá também, grandes espetáculos e outras variadas ações e atividades de educação ambiental e de cidadania, como emissão de identidade, carteira de trabalho e um importante Seminário, em parceria com a Câmara municipal, de Acessibilidade em Cidades Turísticas. Mas, nossa expectativa maior é de que, cada vez mais, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço, MG, propicie mais progresso, renda e felicidade ao povo de São Lourenço, esta terra acolhedora de todos nós. Obrigado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial