sábado, 23 de fevereiro de 2013

17ª RPM recebe viaturas de Patrulha Escolar

São Lourenço recebe viatura no dia quatro de março

Uma viatura como esta virá para São Lourenço

A 17ª Região de Polícia Militar em parceria com as Secretarias de Educação Estadual e municipais promove, nos dias 25, 27 e 28 de fevereiro, um Workshop sobre policiamento escolar. Policiais Militares, professores, estudantes e Conselho Tutelar passarão por treinamento sobre como prevenir a violência nas escolas.
O treinamento faz parte de uma preparação para a chegada de 5 viaturas de Patrulha Escolar que, no dia 04 de março, serão entregues às Unidades de Polícia Militar das cidades de Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço, Caxambu e Extrema.

Trabalho Conjunto - Na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, as cidades-sede das Unidades que compõem a 17ª RPM, realizarão palestras das quais participarão representantes do Conselho Tutelar, autoridades dos órgãos de defesa social, alunos, professores e pais.
Com objetivo de difundir e unificar idéias sobre a segurança no ambiente escolar serão realizadas palestras com os seguintes temas: Estrutura familiar e Ambiente Escolar, Psicologia da Infância e Juventude, Estatuto da Criança e Adolescente, o Fenômeno bulling e os tipos de violência escolar.

Locais Primeira Etapa(25/02) 
Em Pouso Alegre, a primeira etapa será realizada na Escola Estadual Presidente Bernardes, à partir das  na Avenida Belo Horizonte, 15. Bairro João Paulo II.
Em Itajubá, será no Auditório da FEC, na Avenida Antônio Braga Filho, 447, Bairro Porto Velho.
Em Extrema, no Clube Literário E Recreativo De Extrema, na Praça Coronel Simeão.
Em São Lourenço, no Hotel Guanabara, Avenida Getúlio Vargas, 423.
Em todos os locais, o evento começará 08:15 horas.

Segunda etapa - Nos dias 27 e 28 de fevereiro, será realizada a 2ª fase do Workshop. O treinamento será destinado especialmente aos Policiais Militares que atuarão diretamente no Policiamento Escolar. O encontro será no Espaço Cultural da Escola Municipal Anita Faria do Amaral (CIEM Santa Luzia), em Pouso Alegre, na Travessa Lisboa, 120, Bairro Santa Luzia.
Entrega das Viaturas - No dia 04 de março, segunda-feira, à partir das 09h30, será realizada na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, a solenidade de entrega das Patrulhas Escolares às Unidades da Polícia Militar. O evento será presidido pelo Coronelel Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª Região de Polícia Militar.

Patrulha Escolar - A patrulha escolar tem como missão realizar o patrulhamento nas escolas municipais, estaduais e particulares, visita e contato com pais, professores, diretores, funcionários e alunos destes estabelecimentos, policiamento especial em eventos relacionados a atividade e dar apoio eventual nas ocorrências de destaque.
O conceito de patrulhamento, no caso específico desta atividade, vai além da simples ronda aos estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída de alunos. Consiste, basicamente, na visita periódica destes estabelecimentos, obedecendo a um cronograma próprio que visa a estruturar a rotina de trabalho de modo que cada escola situada em seu raio de atuação seja alvo deste atendimento semanalmente. Nestas visitas, o militar deve fazer um contato com a direção da escola, visando a transmitir uma sensação de segurança e proteção, estreitando os laços entre a polícia militar e a comunidade escolar.
As viaturas foram adquiridas por meio de uma parceria da PMMG com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), tendo sido entregues 95 viaturas para o projeto Patrulha Escolar em todo o Estado.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial