terça-feira, 1 de maio de 2012

Nhá Chica 2012

Peregrinação leva centenas de pessoas à Serva de Deus no Dia do Trabalhador
No ano em que tudo pode acontecer à Nhá Chica, choveu. E com isso caiu o número de peregrinos que enfrentam tradicionalmente, todo dia 1º de maio, os 33 quilômetros que separam São Lourenço de Baependi por estrada de terra.
O número caiu consideravelmente. A estrada estava pesada e em alguns pontos a lama era inevitável. Notava-se que os cursos d'água existentes no trajeto estavam acima de seu nível normal. Mas quem foi gostou e aproveitou para meditar, refletir, rezar, enfim buscar seu momento introspectivo para pedir ou agradecer a Serva de Deus, Nhá Chica que vive neste ano de 2012 a expectativa de sua beatificação.
No dia 17 de fevereiro deste ano, os teólogos da Santa Sé aprovaram o milagre atribuído à Venerável Francisca de Paula de Jesus, mais conhecida por Nhá Chica. A próxima etapa é o estudo do milagre feito pela comissão de cardeais. Se for aprovado, o Papa Bento XVI marca a data de beatificação. O que aumenta os rumores que isso deve acontecer este ano é que Sua Santidade participa do Encontro dos Jovens que ocorrerá no Brasil em 2013.
Outra situação que colabora muito para que o ato de beatificação tenha data definida neste ano é a indicação por parte de Dom Diamantino Prata, Bispo da Diocese de Campanha do Padre Douglas para pároco de Baependi. Padre Douglas é especialista nas formalidades do Vaticano.
Se por um lado o número de participantes da romaria de São Lourenço caiu, por outro lado os apoios aumentaram em busca da segurança daquele que caminha: Tiro de Guerra, UNIMED, Secretarias de saúde das cidades envolvidas na peregrinação (São Lourenço, Soledade, Caxambu e Baependi) ganharam apoio dos estudantes das mais diversas áreas de saúde da Microtec, participando pela primeira vez do evento. Segundo sua diretora Lilian Forasteiro, a instituição está pronta para somar e atender ao chamado da coletividade.
E para coroar o ano de 2012, romeiros de Três Corações saíram de sua cidade no domingo às 06:30 horas para chegar no dia 1º de maio às 11 horas, em total segurança. Foram 120 romeiros e 19 pessoas na equipe de apoio. O detalhe curioso foi a participação do Tenente Coronel Valério, comandante da 14ª Cia Ind PM que saiu com o grupo de Três Corações caminhando 80 km para chegar a Baependi.
Veja as fotos:  
 Igreja de Nhá Chica em São Lourenço, o começo da caminhada 
 Igreja do Mato Dentro, a primeira parada
 Escritora de Barra Mansa Eliana Neri na caminhada
 Grupo de romeiras enfrentam lama para vencer os 33 km de caminhada
 Pessoal para descansar e observar a paisagem
 Carmo de Minas enviou uma ambulância para cuidar de seus romeiros 
 Bacana a participação da UNIMED no evento. Dr. Wellington pelo segundo ano consecutivo
 Ciclistas em frente ao Açougue do Marquinho, o mais tradicional de Caxambu
 Grupo começa a sair de Caxambu sentido Baependi
 Atirador, enfermeiras, Eremildo e D. Rosiléia Cotta 
 O último posto em Baependi com Edmílson Servtur, atiradores do TG 04-024, enfermeiros da Microtec com a diretora Lilian Forasteiro e o Subtenente Ferreira
 Coincidentemente, 120 romeiros de Três Corações chegam juntos com o pessoal de São Lourenço
 O comandante da 14ª Cia Ind PM Ten Cel Valério e seu companheiro Dehon caminharam com os romeiros de Três Corações
 Claro que tinha os companheiros do Nossa Senhora de Lourdes na peregrinação
 Vista da Igreja de Nhá Chica
Pessoas rezam no túmulo de Nhá Chica

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial